Sequência Didática: Trabalhando com o poema:
As borboletas de Vinicius de Moraes
Interdisciplinar: áreas linguagem e ciências
humanas.
Eixos: oralidade; produção escrita; produção
de leitura compreensão e valorização da cultura escrita.
1º ciclo- 1ª fase
1º Dia: Sensibilização para as
atividades:
· Desenhar
uma borboleta gigante no papel metro e escrever o poema dentro dele;
· Levar
o cartaz ainda sem ilustrá-lo para a classe;
· Ler
o poema em voz alta para as crianças "As Borboletas" de Vinícius de
Moraes (várias vezes) chamando à atenção das crianças para a sonoridade das
palavras; destacando as rimas;
· Questionar
com as crianças:
- Qual o título do poema?
- Quem escreveu?
- Fala do que? (levantar os conhecimentos prévios das
crianças sobre as cores do mundo)
- Falar que se trata de mais um poema de Vinicius
de Moraes e que por alguns dias estaremos trabalhando com esse poema.
As Borboletas
"Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas.
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . .
Oh, que escuridão!"
(Vinicius de Moraes)
· Ler
o poema novamente para as crianças apontando as palavras – distribuir papéis
coloridos para as crianças e solicitar que usando moldes risquem e decorem as
suas próprias borboletas – colá-las no cartaz;
outra ideia é recortar o poema em pedaços e pedir que os alunos montem tal como o original, estilo quebra cabeça.
2º Dia: Conhecendo a estrutura do
poema/Ensaio de leitura e escrita:
- Solicite que os alunos leiam novamente a poesia,
para tanto os oriente a lerem da seguinte forma: meninos leiam a primeira
estrofe, meninas a segunda, todos juntos a terceira (vá alternando) Observe a
entonação da voz dos alunos durante a leitura. Chamar à atenção para as rimas.
Questione-os sobre o que eles perceberam no poema:
Como ele está escrito?
Suas frases vão até o final da linha?
Como são chamadas as partes que compõem um poema?
Qual o nome das palavras que terminam com o
mesmo som?
Como são as borboletas no poema?
Ø Jogando com as palavras: (rimas)
Vamos brincar com as palavras?
Borboletas rimam com____________________e ________________________
Brancas rimam com____________________________e
_______________________
Amarelas rima com____________________________e
________________________
Pretas rimam com____________________________e
_________________________
Luz rima com____________________________e ______________________________
Belas rimam com____________________________e ___________________________
Brancas rimam com____________________________e
_________________________
Amarelinhas rimam com____________________________e
_____________________
Escuridão rima com____________________________e
_________________________
3º Dia: Ensaio de leitura/ criação
artística:
· Pedir
às crianças que tentem ler o poema apresentado na aula anterior (alternando
entre meninos, meninas e todos);
· Ler
o poema sinalizando as palavras para as crianças;
· Representar
uma borboleta utilizando as mãos como carimbo e depois completar a imagem.
4°Dia: Despertando a curiosidade para a
investigação:
· Leitura
do poema no cartaz (solicitar que as crianças tentem ler) meninos, meninas,
todos;
· Na
rodinha: Explorar o tema: O QUE QUEREMOS APRENDER SOBRE AS
BORBOLETAS? O que são? Como são? Como nascem? Do que se alimentam?
Quantas patas têm? Quais as utilidades das borboletas? (levantando os
conhecimentos prévios das crianças) – construa um pequeno texto com as
perguntas (curiosidades) apresentadas pelas crianças;
5º Dia: Leitura de imagens e observação
das características das borboletas
· Leitura
oral coletiva do texto no cartaz;
· Leitura
de imagens: exibição em PowerPoint de imagens de várias borboletas – dialogando
com as crianças sobre as imagens exibidas;
· Construção
coletiva de uma lista das características percebidas nas imagens;
Ensaio de leitura e escrita
· Leitura
coletiva do poema (só as crianças);
· Leitura
oral (educadora);
· Reflexão
sobre a palavra: BORBOLETA – Pedir para que as crianças localizem a
palavra borboleta no texto escrito. Observamos a palavra e sua inicial, sua
final, quais as letras intermediárias, quantas sílabas, quantas letras, qual a
primeira sílaba, qual a última sílaba, quais a sílabas intermediárias (usar a
escrita para representar o que estar sendo trabalhado);
· Montagem
da palavra BORBOLETA com as letras móveis (cada criança) apoiando-se na palavra
escrita na lousa;
6º Dia: Leitura e contação:
· Contação
de história: O nascimento da borboletinha com utilização de imagens
(cartonadas);
· Brincando
com os dedinhos: entregar canetinhas coloridas às crianças e solicitar que elas
desenhem (olhinhos, bocas ) nos dedinhos para representar a lagarta;
· Brincar
de massinha, modelando e desenvolvendo a coordenação motora,fazer borboletas
7º Dia: Aprofundando o conhecimento e
produção escrita:
· Leitura
coletiva do poema (com alternância dos grupos);
· Exibição
de vídeo: A metamorfose da borboleta;
· Discussão
na rodinha sobre o que viram no vídeo: as fases de crescimento da borboleta;
· Trabalhar com a
identificação de palavras representando essas fases: OVO – LAGARTA – CASULO –
BORBOLETA (escrever as palavras na lousa e lê-las com as crianças);
8º dia : Produzindo e interpretando legendas
8º dia : Produzindo e interpretando legendas
· Fazer
a produção de legendas para as etapas de crescimento da borboleta.
· Mostrar
as imagens e as crianças deverão falar sobre o que estar
acontecendo:
· Entregar
à cada criança uma folha de papel ofício previamente organizada;
· Solicitar
que as crianças desenhem de acordo com as palavras escritas e com o que foi
observado no vídeo (imagens)
9º Dia: De lagarta a borboleta, que bela experiência
9º Dia: De lagarta a borboleta, que bela experiência
· Trabalhar
com as crianças possíveis transformações que acontecem na natureza. Solicite
que digam o que pensam e o que sabem sobre esse tema. Depois de ouvir as
opiniões e pensamentos sobre o tema, solicite às crianças que consultem o
dicionário, a fim de descobrirem o significado da palavra metamorfose. Peça que
alguns leiam e expliquem o que entenderam.
· Em
seguida, proponha a contação da história “De
lagarta a borboleta” da autora Camila de la Bedoyere editora Zastras, que
tem como sinopse a sequência de vida da borboleta, que se inicia como lagarta,
relatando fatos sobre sua forma, seus hábitos e modo de sobrevivência. Por meio
de fotos e legendas, acompanha o acasalamento, a postura dos ovos, o nascimento
e o crescimento da lagarta, sua transformação em pupa, a formação do casulo e a
mudança de lagarta para borboleta, que logo recomeça mais um ciclo de vida. Ao
final, há um glossário dos termos grifados e sugestões para pais e professores
ampliarem o assunto com as crianças.
Outra história interessante que pode ser trabalhada
é a seguinte:
Era uma vez… Uma lagarta envergonhada,
Que pelo chão se rastejava,
E todo mundo debochava: Que lagarta desengonçada,
Feia e maltratada!
Ninguém, dela, gostava, As pessoas, ela,
assustava. Pobre Dona Lagarta…
Muito triste ficou, E sentindo-se desprezada, Em um
casulo se fechou. E assim…
Passaram-se os dias, Ninguém, a sua falta, sentia,
Até que em belo cenário, Enquanto o sol, a vida,
aquecia, E a rosa, o jardim, floria, Em um galho pendurado, O casulo se abria.
E uma linda borboleta, De asas bem coloridas, O casulo deixou,
Alegrando nossa vida. E, todos viram o milagre, Que
a natureza preparou,
A feia e envergonhada lagarta, Na borboleta se
transformou.
Já não era desengonçada, Mas, linda e cheia de
graça, E a todos superou.
Pois, não mais se rastejava, Pelo contrário, voava,
O céu, enfim, conquistou.
(Vera Ribeiro Guedes)
Utilizando a imaginação das crianças por intermédio
da história proponha uma ilustração desenvolvendo cada passo percorrido na
metamorfose da borboleta.
10º Dia: Recordando a
metamorfose - Atividade - aproximadamente 60 minutos
Professor, antes dessa atividade, seria
interessante providenciar um casulo para os alunos conhecerem e acompanharem
sua metamorfose constatando como realmente ocorre esse processo. É importante
elaborar com a turma uma ficha para registrar, diariamente, as alterações
observadas no casulo. Se não encontrá-lo ou quiser reforçar a observação feita,
leve os alunos à sala de multimídia para ver um vídeo real de transformação,
sugerimos:
VÍDEO: A METAMORFOSE DA BORBOLETA
e/ou
VÍDEO: O BRASIL É O BICHO: A transformação da
borboleta
Aproveitando a presença na sala de multimídia,
acesse o sitiohttp://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2 que também trata sobre as fases da transformação da borboleta, o
qual vai enriquecer os conhecimentos construídos sobre o tema.
Uma outra opção
Depois de assistir aos vídeos, reúna a turma em
três grupos e providencie cartolina branca. Cada grupo deverá representar
utilizando como recurso massinha de modelar ou pintura cada fase da metamorfose
da borboleta: 1ª ovo, 2ª larva, 3ª pupa e 4ª adulto. Em seguida, exponha os
trabalhos pela sala, a fim de que sejam visitados pelos pais dos alunos e
outras turmas. Veja uma sugestão:
FASES DA METAMORFOSES DA BORBOLETA
Alunos:_________________________________________________ 2º
ano_____
1ª fase: ovo
|
2ª fase: larva
|
3ª fase: pupa
|
4ª fase: adulta
|
11º Dia: Retomando as características
das borboletas e produção artística:
· Fazer
novamente a apresentação em slides de várias imagens de borboletas;
· Pedir
para que as crianças falem o que descobriram sobre as borboletas e enquanto
elas relatam você escreverá um texto: Nossas descobertas sobre as
borboletas.
12º Dia – leitura e escrita:
· Pedir
para que as crianças leiam coletivamente e em voz alta o poema;
· Entregar
para as crianças o texto fatiado do poema e em grupinho pedir para que o montem
no papel metro (dois grupinhos) se apoiando no que está exposto na classe;
· Cada
grupo ler o seu cartaz;
13º Dia: Localizando letras e cores: de posse do cartaz
· Fazer
a leitura do poema alternando meninos e meninas;
· Entregar
folhas impressas com o poema em letras garrafais;
· Pedir
às crianças para procurarem as vogais – letras: A/E/I/O/U no poema e circulem;
· Pedir
que localizem as cores: BRANCAS/ PRETAS/AZUIS/AMARELAS, etc, circulem e pintem
com a cor indicada;
· 14º Dia: Recriando poema:
· Conversar
com as crianças que assim como Vinícius de Moraes e outros, nós também podemos
construir nosso poemas;
· Discutir
e tentar reescrever o poema ou criar um novo poema coletivo a partir
do tema borboleta e lagarta – Na lousa;
· Ler
e reler o poema criando e reescrevê-lo até ficar bom;
· Escrever
o poema no papel metro e expor na sala;
Sempre reservar um tempinho para ensaio dos poemas trabalhados –
preparando para o RECITAL.
Atividades
Vamos brincar com as palavras?
Borboletas rimam com____________________e ________________________
Brancas rimam com____________________________e
_______________________
Amarelas rima com____________________________e
________________________
Pretas rimam com____________________________e
_________________________
Luz rima com____________________________e ______________________________
Belas rimam com____________________________e ___________________________
Brancas rimam com____________________________e
_________________________
Amarelinhas rimam com____________________________e
_____________________
Escuridão rima com____________________________e
_________________________
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